27 de março de 2013

Feliz Páscoa...

A Páscoa é amor, fraternidade, união, e o desejo da Escola de Educação Básica Henrique Fontes  é que a sua Páscoa seja muito feliz e abençoada! 


Feliz Páscoa!


Vejas abaixo as fotos da decoração de Páscoa da escola, trabalhos realizados por nossos alunos com o tema da Páscoa e a Culminância do Projeto Mobilização Páscoa Solidária!


25 de março de 2013

Trabalho de Arte: Por dentro todos somos iguais

Tema: Por dentro todos somos iguais
Professora: Luci Nemezio J. de Souto
Séries envolvidas: Terceirões

Exposição em sala de aula da turma 3S2:






Trabalho de Arte: Obras de cerâmica produzidas pelos próprios alunos


Trabalho realizado pela professora da Disciplina de Arte
Professora Luci Nemezio J. de Souto
Alunos envolvidos das séries: 3S1, 3S2, 3S3 e 3S4 


Contexto:

A cerâmica, ou a arte do barro, é uma manifestação artística que os seres humanos dos pontos mais distantes da Terra aprenderam a dominar há milhares e milhares de anos. A arte da cerâmica foi descoberta a 10.000 anos na Ásia Central e na Europa e há 6.000 anos na América do Sul.

As pessoas faziam objetos e figuras em cerâmica desde os tempos mais antigos. Muitos dos objetos que se modelam têm uma finalidade prática, uma utilidade: - servem para guardar sementes e grãos, para transportar água, para cozinhar os alimentos no fogo e para muitas outras tarefas da vida cotidiana.

Mas a capacidade de transformar o barro com as mãos foi também empregada para expressar os gastos e as crenças dos povos as quais pertenciam os artistas ceramistas. Os ceramistas modelaram figuras que representavam seus deuses, seus semelhantes ou cenas da vida cotidiana. 

Por meio das diferentes formas e decorações dos objetos de cerâmica, os vários povos deixaram marcas próprias, que serviram para reconhecerem entre si e para serem reconhecidas pelos outros.

Exposição dos trabalhos:











Jogo: O enigma das frações


Vamos testar seu conhecimento em Matemática?



24 de março de 2013

Enchente de 1974

Há 39 anos, no dia 24 de março de 1974,  o município de Tubarão sofreu uma das piores enchentes registradas em sua história. O rio Tubarão subiu mais de 10 metros na região central. As cheias deixaram 199 mortos, mais de 60 mil desabrigados e um rastro de destruição.

Fotos da enchente:






22 de março de 2013





História do Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

19 de março de 2013

Você é bom de raciocínio lógico?



Clique no link abaixo, responda as questões e avalie como estão as suas habilidades lógicas.
Deixe seu resultado nos comentários.

Para refletir...


"Para Sara, Raquel, Lia e para todas as crianças"

Carlos Drummond de Andrade


Eu queria uma escola que cultivasse
a curiosidade de aprender
que é em vocês natural.

Eu queria uma escola que educasse
seu corpo e seus movimentos:
que possibilitasse seu crescimento
físico e sadio. Normal

Eu queria uma escola que lhes
ensinasse tudo sobre a natureza,
o ar, a matéria, as plantas, os animais,
seu próprio corpo. Deus.

Mas que ensinasse primeiro pela
observação, pela descoberta,
pela experimentação.

E que dessas coisas lhes ensinasse
não só o conhecer, como também
a aceitar, a amar e preservar.

Eu queria uma escola que lhes
ensinasse tudo sobre a nossa história
e a nossa terra de uma maneira
viva e atraente.

Eu queria uma escola que lhes
ensinasse a usarem bem a nossa língua,
a pensarem e a se expressarem
com clareza.

Eu queria uma escola que lhes
ensinassem a pensar, a raciocinar,
a procurar soluções.

Eu queria uma escola que desde cedo
usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... pedrinhas... só porcariinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...

Oh! meu Deus!

Deus que livre vocês de uma escola
em que tenham que copiar pontos.

Deus que livre vocês de decorar
sem entender, nomes, datas, fatos...

Deus que livre vocês de aceitarem
conhecimentos "prontos",
mediocremente embalados
nos livros didáticos descartáveis.

Deus que livre vocês de ficarem
passivos, ouvindo e repetindo,
repetindo, repetindo...

Eu também queria uma escola
que ensinasse a conviver, a
coooperar,
a respeitar, a esperar, a saber viver
em comunidade, em união.

Que vocês aprendessem
a transformar e criar.

Que lhes desse múltiplos meios de
vocês expressarem cada
sentimento,
cada drama, cada emoção.

Ah! E antes que eu me esqueça:

Deus que livre vocês
de um professor incompetente.

Fonte: http://www.bancodeescola.com/andrade.htm



15 de março de 2013

Projeto Mobilização Páscoa Solidária no Jornal Diário do Sul

Notícias - DS Educação

Sexta-feira, 15/03/2013, às 06:00
Escola de Tubarão prepara Páscoa Solidária
Rafael Andrade
educacao@diariodosul.com.br

A Escola Estadual Henrique Fontes, no bairro Humaitá, uma das maiores de Tubarão e região, iniciou nesta semana uma campanha de arrecadação de alimentos. A maior parte do grupo discente e docente é cristã. Daí surgiu a ideia de comemorar a data na sua essência, não trilhando o lado comercial.
O Projeto Mobilização Páscoa Solidária inicia neste ano e, segundo a direção da unidade escolar, deve prosseguir nos próximos anos. A arrecadação de alimentos seguirá até o dia 28 de março. A Páscoa será celebrada no dia 31 deste mês. “Alunos e funcionários estão mobilizados no projeto, bem como a comunidade do entorno da escola. Esperamos arrecadar uma quantia considerável de alimentos para distribuição de cestas básicas a famílias de baixa renda. Serão priorizadas famílias do bairro”, informa a diretora-adjunta do Henrique Fontes, Naira Gonzalez.
Segundo o diretor da escola, Jailson Bernardo Gomes, o foco, além de solidário, é deixar de lado o consumismo criado na Páscoa. A data é celebrada pelos cristãos, que celebram a ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação, que teria ocorrido nesta época. Normalmente, ocorre entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até o Pentecostes.
Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental personalizarão pacotes para pães. Os grupos de 6º e 7º anos confeccionarão painéis temáticos, que serão expostos pela escola. Estudantes das 8ª séries criarão slogans sobre o sentido da Páscoa. Já os adolescentes do ensino médio produzirão frases que resumem o período, além de utilizar as redes sociais para divulgar o projeto solidário da escola. No dia 28 de março está agendada a culminância, quando pais e comunidade poderão acompanhar o resultado do empenho de alunos, professores e funcionários. Também haverá, ao longo do mês, contação de histórias do grupo de coordenação pedagógica da unidade.
Empresários que desejam apoiar o projeto devem contatar a escola pelo telefone (48) 3626-9469, ou levar a doação até a unidade, na avenida Patrício Lima, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal da margem esquerda.

Fonte: http://www.diariodosul.com.br/?cat=&cod=11326&pag=noticias

15 de março - Dia da Escola


13 de março de 2013

Assembleia de Pais - 07/03/2013

Aconteceu no dia 07 de março de 2013 a assembleia de pais da E.E.B. Henrique Fontes. Na ocasião, foram apresentados aos pais presentes, a direção, as especialistas e parte do corpo docente da escola, bem como os membros da nova APP (Associação de Pais e Professores), gestão  2013 - 2014. 

Também foram apresentados e discutidos com os pais e/ou responsáveis presentes, os seguintes assuntos: metas da direção e da APP, calendário 2013 e  normas escolares. 

A Equipe Gestora ficou satisfeita com a presença de todos!







Aula diferenciada de Inglês das 2ª séries do Ensino Médio - Profª Camila Borges dos Anjos


Nas aulas de Inglês a Professora Camila Borges dos Anjos procura diferenciar com atividades extraclasse, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, despertando um maior interesse dos alunos. Com as 2ª séries do Ensino Médio foi elaborada a atividade “Dressing the mannequin” (Vestir o manequim).

A atividade “Dressing the mannequin” objetivou, acima de tudo, fazer com que os alunos ampliassem o vocabulário de roupas de forma prática, como se estivessem numa situação do dia a dia. Para tanto, vestiram um manequim com roupas que costumam utilizar para ir ao shopping, à praia, a uma festa, a viagens, a reuniões, entrevistas de emprego, entre outros. Com isso, os alunos puderam memorizar com mais facilidade o vocabulário de roupas, bem como interagir com a turma e aprimorar seu conhecimento gramatical acerca do uso, principalmente, do Present Perfect.

Algumas fotos da atividade:












8 de março de 2013

Projeto Mobilização Páscoa Solidária

A escola está realizando o Projeto "Mobilização Páscoa Solidária" com o objetivo de ressaltar o verdadeiro significado da Páscoa e mobilizar os alunos e funcionários para refletir e agir solidariamente com a comunidade escolar. O projeto contará ainda com a  arrecadação de alimentos não-perecíveis que serão doados para famílias carentes.

Para dar início as atividades a escola realizou uma Contação de História com as Contadoras de História Rosalina e Verdolina para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A história escolhida foi o "O ovo da vida", uma reflexão sobre a representação do ovo de páscoa.

A Unisul TV esteve prestigiando este momento e o registrou entrevistando nossa Assessora de Direção Naira de Carvalho Gonzalez e alguns alunos. Assistam a reportagem:



Algumas fotos:


Daniel, Fábia, Adriana, Sadionei e Lucas
Alunos: Lucas e Sadionei


Rosalina (Fábia) e Verdolina (Adriana)



UFSC divulga as obras e autores para o Vestibular/2014


A Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou as oito obras e autores para o Vestibular/2014. 

Vestibular UFSC/2014

Autor

Obra

Editora

1 – Machado de AssisHelenawww.dominiopublico.gov.br
2 – Érico VeríssimoClarissaCompanhia das Letras
3 – Mário de AndradeAmar, verbo intransitivoEditora Agir
4 – Vinicius de MoraesOrfeu da Conceiçãowww.viniciusdemoraes.com.br/site/article.php3?id_article=665
5 – Jorge AmadoGabriela, cravo e canelaCompanhia das Letras
6 – Clarice LispectorA Hora da EstrelaEditora Rocco
7 – Cruz e SousaÚltimos SonetosEditora UFSC e www.dominiopublico.gov.br
8- Jair Francisco HammsO detetive de FlorianópolisEditora UFSC

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
a) Recomenda-se a leitura integral das obras.
b) O conhecimento dessas obras supõe capacidade de análise e interpretação de textos, bem como o reconhecimento de aspectos próprios aos diferentes gêneros.
c) Entende-se que é necessário conhecer também o contexto histórico, social, cultural e estético de cada obra.
Fonte: http://noticias.ufsc.br/2013/02/20/ufsc-divulga-as-obras-e-autores-para-o-vestibular2014/

Dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher

Parabéns a todas as mulheres!



História do dia 8 de março

No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Fonte: http://www.nanademinas.com.br/exibe-cultura.php?id=1757

5 de março de 2013

Parabéns aos aprovados no vestibular!

Parabenizamos a todos os alunos por mais esta conquista. 
A aprovação no vestibular é o primeiro passo para um futuro repleto de sucesso!

Deixamos aqui registrada a nossa homenagem!