25 de março de 2013

Trabalho de Arte: Obras de cerâmica produzidas pelos próprios alunos


Trabalho realizado pela professora da Disciplina de Arte
Professora Luci Nemezio J. de Souto
Alunos envolvidos das séries: 3S1, 3S2, 3S3 e 3S4 


Contexto:

A cerâmica, ou a arte do barro, é uma manifestação artística que os seres humanos dos pontos mais distantes da Terra aprenderam a dominar há milhares e milhares de anos. A arte da cerâmica foi descoberta a 10.000 anos na Ásia Central e na Europa e há 6.000 anos na América do Sul.

As pessoas faziam objetos e figuras em cerâmica desde os tempos mais antigos. Muitos dos objetos que se modelam têm uma finalidade prática, uma utilidade: - servem para guardar sementes e grãos, para transportar água, para cozinhar os alimentos no fogo e para muitas outras tarefas da vida cotidiana.

Mas a capacidade de transformar o barro com as mãos foi também empregada para expressar os gastos e as crenças dos povos as quais pertenciam os artistas ceramistas. Os ceramistas modelaram figuras que representavam seus deuses, seus semelhantes ou cenas da vida cotidiana. 

Por meio das diferentes formas e decorações dos objetos de cerâmica, os vários povos deixaram marcas próprias, que serviram para reconhecerem entre si e para serem reconhecidas pelos outros.

Exposição dos trabalhos:











Nenhum comentário:

Postar um comentário