13 de outubro de 2014

RETRATO DA ESCOLA



ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA HENRIQUE FONTES – TUBARÃO /SC

  CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL


Retrato da Escola



A Escola de Educação Básica Henrique Fontes está localizada na Rua Duque de Caxias, nº 770, Bairro Humaitá, na Cidade de Tubarão/SC.
            Atualmente, possui 38 (trinta e oito) salas divididas da seguinte forma: sala de direção, secretaria, professores, biblioteca, orientação, supervisão, sala de arte, educação física, almoxarifado, sala de mecanografia (xérox), laboratório de ciências e de informática, sala de vídeo, cantina, cozinha, banheiros para alunos e professores, duas quadras e um campo de futebol de areia.
Ressalta-se que, a Escola possui 01 (uma) lousa digital e 03 (três) data-show, sendo que um está fixo na sala de vídeo, e os dois outros móveis ficam à disposição dos professores. O laboratório possui 30 (trinta) computadores e 01 (uma) câmera fotográfica digital, sendo que as salas de direção, secretaria, orientação, supervisão e laboratório de informática são todas informatizadas com acesso a internet.
Vislumbra-se que o corpo docente conta com 01 (um) diretor, 02 (duas) assessoras de direção, 03 (três) assistentes de educação, 05 (cinco) orientadoras, 03 (três) supervisoras, 03 (três) assistentes técnicos e 103 (cento e três) professores.
Por sua vez, o corpo discente é formado por 1.112 (um mil, cento e doze) distribuídos na seguinte forma: - anos iniciais: 10 turmas de 1º ao 5º ano; - ensino fundamental: 09 turmas; ensino médio 27, perfazendo um total de 46 turmas.


                    
           

            





            

          A Escola está vivendo em uma Cultura Digital, a rapidez com que as informações chegam até as pessoas é uma realidade. Professores, alunos, pais e o mundo, podem acompanhar e trocar informações. 


            As Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas por alguns professores e evitadas por outros, que ainda resistem ao seu uso, não acreditando nas contribuições que as TDIC podem oferecer na aprendizagem. Segundo a professora Vanessa, responsável pela sala informatizada, os professores “utilizam o data-show para projetar suas aulas e atividades. Os computadores são utilizados para pesquisa e na elaboração de trabalhos. A máquina fotográfica é utilizada para capturar as imagens do cotidiano escolar”. Questionada sobre o domínio das TDIC pelos professores, a mesma afirma que “a maioria dos professores têm dificuldade em manusear os aparelhos, dessa forma criando uma barreira, acreditando que mexendo podem estragar. Sobre os problemas encontrados, a professora diz que “os professores não sabem utilizar os recursos e não se interessam em aprender. Que alguns recursos tecnológicos apresentam problemas” e não possuem assistência técnica periódica para solucionar estes problemas, dificultando o processo de ensino/aprendizagem.
Josué Monteiro, professor de história de nossa Escola, cita Aloizio Mercadante no início de sua fala “O aluno é digital, o professor é analógico e o Estado é Cartorial”. O educador quer mostrar “(...) o quanto os professores, ou grande parte deles, estão desatualizados a respeito das tecnologias digitais em comparação aos alunos. Fazendo uma analogia é como se o professor fosse um vídeo cassete dos anos 1980 e os alunos os aparelhos blue-ray (Blu-ray é um tipo de DVD com grande capacidade para armazenamento de áudios e vídeos de alta definição) do século XXI, ou seja, são coisas incompatíveis. (...) Entretanto, não podemos esquecer que as tecnologias digitais são apenas recursos e que o professor continua sendo o principal componente no processo educacional. Por isto, não deve ser esquecida a importância da valorização do professor, desde sua formação acadêmica até a sua remuneração. O professor diz utilizar em suas aulas o data-show, o computador, o celular e a internet. Mas, lembra que é preciso planejar e preparar a aula com essas tecnologias, para que não se torne uma aula sem sentido. Questionado sobre se é possível pensar o currículo escolar fora do contexto das TDIC, o professor diz “Não, atualmente vivemos num mundo digital (...) redes sociais, estão revolucionando a forma de se comunicar, de agir, de viver. Logo, pensar o currículo escolar fora do contexto das TDIC é ficar preso ao passado e se tornar retrógado.
            Adriana e Dayane, professoras do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, também contribuíram com o Retrato da Escola. As educadoras vêem as tecnologias como uma ferramenta pedagógica para desenvolver a aprendizagem. Mas, sentem a necessidade de que, em nossa Escola, aumente a rede da internet, que não comporta o número de alunos que possui. Bem como habilitar Wi-fi, para usar em sala como uma ferramenta pedagógica. Quando questionadas se o uso das TDIC facilitam o interesse dos alunos pelos conteúdos, as professoras dizem que “Sim, o uso das TDIC atrai os alunos para facilitar a compreensão do processo do desenvolvimento cognitivo”.
Um dos projetos que gostaríamos de retratar foi o das Professoras Adriana e Dayane chamado “Alimentação Saudável”. Segundo as professoras Nosso projeto tinha como propósito participar do Concurso Novo Repórter Unimed (saiba mais pelo site: http://premiodejornalismo.com.br/2014/web/) que necessitava do uso das tecnologias, por isso enquanto professores tivemos que buscar esta habilidade para produzir o vídeo conforme as especificidades do programa (...). Confira algumas fotos e vídeo do projeto:




















          Conheça um dos vídeos que está disponível no youtube:







Hayna Borges Medeiros, aluna do 3º ano do Ensino Médio, também participou de uma entrevista falando sobre as tecnologias. A mesma possui vários recursos tecnológicos como celular, câmera digital, computador e acesso a internet. Mas, acrescenta que muitos colegas não possuem acesso a internet em casa. A finalidade para qual utiliza os recursos é para acesso a redes sociais e pesquisa. Na Escola, diz que o Data-show é a tecnologia mais utilizada pelos professores e que raramente utilizam a sala de informática. Quando questionada se acredita que os estudantes aprendem mais com os recursos tecnológicos, a educanda diz “eu acho que sim, porque acaba que fica mais uma forma dinâmica dos alunos aprenderem e com isso, a gente se interessa mais, acaba prestando mais atenção (...).




Através do Blog da EEB Henrique Fontes, divulgamos a história, normas, atividades, projetos e arquivos atuais e de anos anteriores da Escola. Além de oferecer sugestões de sites e jogos para professores e alunos.

(clique ctrl e aqui http://eebhf.blogspot.com.br// e confira nosso Blog)


           
Desta forma, encerramos o Retrato de nossa Escola esperando que as TDIC tragam contribuições cada vez mais significativas para aprendizagem, atendendo ao coletivo e sendo um bem para o aprimoramento do ser humano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário