Historicamente falando, um país é representado por um território geograficamente delimitado, ocupado por um povo ou “nação” e governado por instituições cultural e politicamente estabelecidas.
A representação da nacionalidade se faz através de ícones ou símbolos, tais como, brasão de armas, hino e bandeira, sendo a última, uma espécie de “Carteira de Identidade” da nação que representa.
Nos eventos desportivos tornou-se uma prática internacional o hasteamento de bandeiras, quer sejam, nacionais ou das instituições que representam. É neste viés que devemos recuperar o sentimento de patriotismo através de atividades cívicas para a qual, convergem os sentimentos de amor, respeito, liberdade, igualdade e fraternidade entre os cidadãos que formam a nação.
É preciso revalorizar, por em prática o hábito histórico de hastear o “Pavilhão Nacional”, dar sentido prático ao símbolo maior da Pátria, incutir nas novas gerações os valores sociais, há muito esquecidos pela sociedade de consumo na chamada “Era de Velocidade”.
No seu sexagenário aniversário de fundação, A E.E.B. Henrique Fontes, além de recuperar seu patrimônio físico-histórico, tem como um de seus objetivos, realizar uma homenagem especial à bandeira nacional, com a presença de autoridades civis e militares, juntamente com a comunidade escolar neste ano tão significativo à instituição.
Desta forma gostaríamos de honrar o corpo docente, técnico administrativo, funcionários, alunos, pais, comunidade em geral e as seguintes autoridades e convidados para acompanhar esta homenagem que abre a comemoração dos 60 anos da escola, resgatando o amor a pátria e o civismo.
Professor Amilton Barreto de Bem
Nenhum comentário:
Postar um comentário