24 de março de 2010

Tecnologias na Educação

A importância das tecnologias de informação e comunicação nas escolas

Incorporar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas de ensino fundamental e médio é tarefa complexa que supõe a mobilização de toda a comunidade escolar a fim de criar circunstâncias que envolvam os aspectos pedagógicos e administrativos.
Na sociedade atual, o conhecimento passou a ser o elo propulsor e o acesso às informações deixou de estar limitado somente a certas pessoas, ficando disponível em várias formas e lugares.
As novas relações com o saber que as TIC proporcionam, principalmente com o acesso à internet, potencializam a articulação da escola com outros espaços produtores do conhecimento e provocam mudanças significativas no seu interior, no qual o ensino, a aprendizagem e a gestão participativa se desenvolvem em um processo colaborativo com trocas recíprocas, respeito mútuo e liberdade responsável.
Nesse processo, o papel das TIC é o de dar suporte para: a comunicação entre os educadores da escola, pais, especialistas, membros da comunidade escolar e local; a criação de um fluxo de informações e troca de experiências que auxiliem nas tomadas de decisões; a realização de atividades coletivas que permitam enfrentar os problemas da realidade; o desenvolvimento de projetos relacionados com a gestão administrativa e pedagógica, a representação do conhecimento em construção pelos alunos e respectiva aprendizagem.
Assim, toda comunidade escolar tem a possibilidade de explorar as tecnologias disponíveis na escola a fim de enriquecer as ações educativas no cotidiano da própria escola, porque ensinar e aprender hoje requer a reorganização da escola para acompanhar a sociedade informatizada.

Com a finalidade de promover uma interação entre profissionais da escola, alunos e pais está aberto no blog um espaço para a postagem de comentários sobre as tecnologias na educação.

Por que você considera importante usar as tecnologias na escola? Como as mesmas estão sendo utilizadas?